O evento gratuito acontece no feriado de 1º de maio, em 30 cidades catarinenses, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte ativo e sustentável
No feriado de 1º de maio, o Sesc Santa Catarina realiza a 10ª edição do Dia do Pedal, com os tradicionais passeios ciclísticos e programação especial paralela em 30 cidades catarinenses. O evento celebra o Dia do Trabalhador com atividades gratuitas ao ar livre, que podem ser praticadas em família, utilizando além da bicicleta, skate, patins, patinete e similares.
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte ativo e sustentável, além de oferecer aos participantes a oportunidade de experimentar a cidade em outro nível de percepção, introduzindo o tema “ciclismo utilitário”. Com ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e de conscientização para uma sociedade com hábitos mais saudáveis, a Instituição proporciona momentos de lazer, cultura e respeito ao meio ambiente.
Consolidado como um dos principais eventos da Instituição no Estado, o Dia do Pedal Sesc já mobilizou mais de 260 mil pessoas em todas as regiões, desde 2009. “Neste ano celebramos uma década deste importante projeto que inspira as pessoas a experimentarem esse mundo sobre rodas. Quem fez essa opção, atesta que deixar o carro em casa e passar a usar a bicicleta é uma das atitudes mais gratificantes que se pode tomar. Melhora a saúde, o meio ambiente, economiza dinheiro e contribui para a mobilidade urbana. Além de ser uma prazerosa forma de lazer, andar de bicicleta é uma das maneiras mais eficientes de se deslocar”, salienta Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.
As programações em cada cidade, com horários, locais e informações sobre as inscrições podem ser consultadas em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/dia-do-pedal. Os primeiros inscritos, com qualquer meio de transporte não motorizado sobre rodas, ganham camiseta (conforme disponibilidade) e pulseira de identificação, para sorteio de brindes. Os participantes podem contribuir com 1 litro de leite longa vida, para doação a instituições sociais dos municípios. Na Grande Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville e Lages, cidades onde o Mesa Brasil Sesc atua, as arrecadações serão distribuídas entre as entidades cadastradas no programa que combate a fome e o desperdício de alimento.
Mais informações nas Unidades do Sesc/SC realizadoras:
+ https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/dia-do-pedal
PROGRAMAÇÃO EM JOAÇABA:
Local: Parque Municipal Ivan Orestes Bonato
Data : 01 de Maio
Horários
Início: 14:00 Fim: 18:00
Programação:
– 14h, Inicio das Inscrições
– 14h45, Inicio Pedalada de 5 Km
– 15h00, Inicio Pedalada de 25 Km
– 17h, Pedalada Baby 500 metros
– 17h30, Apresentação Artística
– 18h, Encerramento do Evento
Fonte: Sesc/SC